pandemia

Em janeiro e fevereiro, 40% dos testes de Covid-19 tem resultado positivo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário) 

Em apenas 11 dias, a quantidade de testes de Covid-19 realizados em fevereiro já se aproxima do total de exames feitos em dezembro de 2021 no Centro de Referência Municipal, que faz a testagem pela rede pública de saúde. A principal mudança, contudo, está nos resultados positivos. Enquanto no último mês do ano passado, apenas 5% das pessoas testaram positivo, agora, já foram mais de 40%.

Aulas presenciais serão retomadas na UFSM entre 21 de março e 14 de abril

Em comparação a janeiro, a tendência é de estabilidade nas taxas de positividade e redução no número de exames da rede pública de Santa Maria. No primeiro mês do ano, mais de 7 mil testes foram feitos. Já em fevereiro, até a última sexta-feira, cerca de 1 mil pessoas foram testadas. Em ambos períodos, mais de 40% dos exames tiveram resultados positivos. A média de testes feitos por semana pela rede pública foi de 300 em dezembro. Em janeiro, a média semanal foi cinco vezes maior, com 1,7 mil. Em fevereiro, até o dia 11, a média se manteve alta, mas com queda em relação a janeiro: 1,1 mil por semana. 

MÉDIA SEMANAL DE TESTES

  • Dezembro: 300
  • Janeiro: até 1,7 mil 
  • Fevereiro: 1,1 mil 

TOTAL DE EXAMES

Dezembro

  • Total: 1.490
  • Positivos: 75 (5,03%)

Janeiro

  • Total: 7.425
  • Positivos: 3.169 (42,68%)

Fevereiro

  • Total: 1.099
  • Positivos: 460 (41,85%)

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, diante do contexto atual foi necessário repensar a logística para testar a comunidade:

- Por esse aumento repentino que tivemos, houve uma sobrecarga nos laboratórios que faziam a análise dos testes, sobretudo porque tínhamos como foco inicial o teste tipo PCR, que é o padrão ouro. Como aumentou muitíssimo a demanda, o laboratório conveniado da Secretaria da Saúde (SES) teve uma sobrecarga grande e tivemos resultados que chegaram a demorar de 10 a 12 dias. Então, nós passamos a assumir como estratégia, nesse momento, a utilização dos testes rápidos, o que permite um diagnóstico mais precoce.

Ela ainda explica que a medida segue orientação da SES e foi adotada em função da alta demanda aliada à limitação dos insumos para produção dos testes. Além de priorizar a utilização do antígeno, o Centro de Referência Municipal passou a priorizar a testagem apenas em pacientes sintomáticos.

Ana Paula afirma ainda que o resultado do teste rápido fica pronto em 15 minutos. Já o laudo do PCR está demorando 48 horas, pois, a maioria é encaminhada para o laboratório da Universidade Franciscana (UFN), o que reduz o tempo de espera. No Centro de Referência Municipal, ainda é possível refazer o exame caso a pessoa se enquadre em alguns critérios.

- A primeira opção é o teste rápido. Se a pessoa tem comorbidade, não está vacinada, é idosa, procuramos fazer a coleta de PCR também, caso o resultado seja negativo - explica Ana Paula.

Semana será de tempo seco e muito sol em Santa Maria

COMO FAZER O TESTE
No Centro de Referência Municipal da Covid-19 apenas pessoas com sintomas pode fazer a testagem. Para testar, é preciso fazer agendamento pelo telefone (55) 3220-0390 ou pelo WhatsApp 99128-9893.

O espaço está localizado na Rua Conrado Hoffmann, número 277, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, e funciona, de segunda a sexta-feira, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 17h, e, aos sábados, das 8h ao meio-dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fevereiro chega a 15 mortes por Covid-19 em Santa Maria Anterior

Fevereiro chega a 15 mortes por Covid-19 em Santa Maria

Próximo

Prefeitura espera terminar próxima semana com 5 mil crianças vacinadas em Santa Maria

Saúde